E-reader, o novo Laserdisc


Acabei não falando aqui da entrevista do Paulo Coelho para o Ubiratan Brasil no Caderno 2 de sábado. Ele resume o que está na cara, mas ninguém comenta sobre os e-readers — eles são só uma ferramenta de transição. Nas palavras dele: 

O e-book tal como conhecemos hoje será em breve substituído pelos smartphones. Quando digo em breve, estou falando antes do final deste ano.  

Teve um único comentário que li a respeito e achei genial, mas, pena, não lembro a fonte: o e-reader é o Laserdisc do mercado editorial. Pra quem não se lembra do LD, aquela coisa revolucionária pré-DVD, uma imagem para refrescar a memória: 

LD, mó tipão, e o irmão mais novo (ou nem tão novo), o DVD

Já ouvi editores — que já liam em e-reader quando todo mundo aqui no Brasil achava isso futuro distante — comentando que a leitura num iPhone seria até melhor que num Kindle, não fosse o fato de no Kindle e em similares a luz não refletir na tela. A questão é que os smartphones, espertinhos, têm outras utilidades; os e-readers, mesmo os cheios de badulaques, são um trambolho a mais.

Anúncios

3 Respostas

  1. Concordo. Isso (dos smartphones) me assustou lendo a entrevista, pois sempre teimei em desacreditar a ideia do os e-readers. Mas agora tenho que mudar de opinião..

    • Pois é. O louco é que adolescentes já não precisam nem de uma tela muito elaborada pra ler. Lêem até naqueles aparelhinhos toscos de MP4, ou um livro inteiro no computador (vide Gil, com Harry Potter). A gente é que não sabe nada…

  2. […] } A melhor do dia me chegou via RT e corrobora uma ideia da qual já falei aqui. Sacada do Fábio Yabu, criador das séries/livros Combo Rangers, Princesas do Mar e Raimundo, […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: