Você não viu no cinema


A Salon foi quem melhor repercutiu a história do roteiro nunca filmado do Kubrick que vai virar filme com a Scarlett Johansson (e que, ao contrário do que pensei ao bater os olhos na chamada, não é o de Napoleão, sobre o qual escrevi no extinto Cultura). Na quarta-feira, a revista eletrônica elencou sete roteiros escritos por intelectuais e que acabaram nunca saindo do papel.

O highlight, para mim, é o roteiro que Nabokov elaborou ainda jovem, na Berlim de 1924, e cuja sinopse dedico a Adriana Kuchler e Lucas Neves.

Chama-se “O Amor de Um Anão” e conta a história de um anão de circo sexualmente frustrado que dorme com a mulher do mágico, muda de cidade e fica oito anos esperando ela ir atrás dele. Quando a mulher enfim aparece, diz que tem um filho dele e corre para longe. O anão a segue, mas morre de ataque cardíaco aos seus pés. Depois, ela diz às testemunhas daquele momento que, na verdade, o filho havia morrido poucos dias antes (opa, desculpa, contei o final).

Em 1939, a revista Esquire publicou uma versão curta da história, chamada “The Elf Potato”. Foi a primeiro texto de Nabokov publicado nos EUA.

Os outros intelectuais citados no texto da Salon são Kasimir Malevich, Winston Churchill, Theodor Adorno e Max Horkheimer (num roteiro conjunto), Georges Bataille, Aldous Huxley e Jean-Paul Sartre. Mas daí você lê aqui.

(Não sabia como ilustrar este post, daí fui com o primeiro anão estrela de cinema que me veio à cabeça, o Peter Dinklage, de  O Agente da Estação. Só depois me lembrei que tinha também o Tatu).

Anúncios

7 Respostas

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Raquel Cozer. Raquel Cozer said: Roteiros de intelectuais que vc nunca viu no cinema (seria mais honesto dizer: Nabokov e o anão) http://migre.me/xdE6 #abibliotecaderaquel […]

  2. raquel:
    encontrei a sua biblioteca no facebook.
    romério

  3. Raq, quando é que a gente vai armar a excursão pro Império dos Anões, na China?

  4. Pois é, deve estar concorrida essa excursão. anões tão super in.

  5. Raquel, nunca ouviu falar no “Anão Chumbinho”, pequeno grande astro da era de ouro do pornô nacional? Que falta de cultura…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: