Sábado


Nah, a imagem não tem nada a ver com o texto que posto a seguir, da coluna Babel, publicada no Sabático de 5/6. Mas é que comecei a achar P&B demais o blog.

Só uma tarde dessas de sábado, no Ibirapuera, com sol, jornal e preguiça.

***

BABEL

Raquel Cozer

DIGITAL
Distribuidora brasileira segue tendência internacional

A recém-anunciada Distribuidora de Livros Digitais (DLD), plataforma de hospedagem e distribuição de e-books com participação das editoras Objetiva, Record, Sextante, Intrínseca, Rocco e Planeta, aponta para uma tendência do mercado internacional. Neste ano, três grandes iniciativas similares foram anunciadas na Espanha, na França e na Itália. A versão espanhola chama-se Libranda, inclui as gigantes Planeta, Santillana e Random House Mondadori e inicia atividade na próxima semana. O projeto francês, a ser lançado também neste mês, junta três plataformas que surgiram isoladas: a Numilog (da Hachette), a Eden Books (Gallimard, Flamarion e La Martinière/Le Seuil) e a Eplateforme (Editis, Média Participations e Michelin). Na Itália, Rizzoli e Feltrinelli se uniram na plataforma Digita. Em todos os casos, a proposta é permitir a venda de e-books só para lojas com tecnologia adequada, para reduzir a pirataria, e evitar o que ocorreu nos EUA, onde as editoras, despreparadas para o mercado digital, bateram de frente com imposições da Amazon.

TRADUÇÃO

Quase cinco séculos depois

O clássico Le Vite de” Più Eccellenti Architetti, Pittori et Scultori Italiani, de Giorgio Vasari (1511-1574), terá sua primeira edição brasileira no início de 2011, mais de 460 anos depois de sair na Itália. Também chamada de As Vidas dos Artistas, a biografia de nomes como Michelangelo e Leonardo tem mais de 600 páginas e foi vertida por Ivone C. Benedetti para a Martins Fontes.

*

Tradutora de italiano e francês, Ivone teve seu primeiro romance, Immaculada (2009), anunciado há uma semana como finalista na categoria autor estreante do Prêmio SP de Literatura. A obra saiu pela Martins Fontes, que em geral não publica ficção adulta, mas abriu exceção para sua colaboradora.

PREMIAÇÃO
Mulheres finalistas

Ainda sobre o Prêmio SP de Literatura, chamou atenção o fato de os dez finalistas na categoria livro do ano serem de autores homens, enquanto oito dos dez finalistas na categoria autor estreante são de mulheres. A curiosidade é que a proporção de concorrentes do sexo feminino foi quase a mesma nas duas categorias: livros delas representaram 26% dos 88 títulos inscritos em livro do ano, e 31% dos 129 em autor estreante.

PARIS
Revista literária

A tradicional livraria Shakespeare and Company voltará a editar a revista Paris Magazine, que teve três edições, de 1967 a 80, sob comando de George Whitman. Fatema Ahmed, ex-editora da Granta, cuidará da nova publicação, cuja primeira edição terá tradução de poema de Apollinaire por Lawrence Ferlinghetti e conto de Marie NDiave. Em duas semanas, no festival bianual da livraria, será anunciado ainda um prêmio de 10 mil para novelas, publicadas ou não.

JUVENIL
Acima da expectativa

Previstos para 1.º de julho, os dois primeiros livros juvenis de Mauricio de Sousa (com Antonio Carlos Vilela) já tiveram mais de 100 mil pedidos em pré-venda. Somadas, as tiragens de Coisas Que os Garotos Devem Saber e Coisas Que as Garotas Devem Saber seriam de 40 mil cópias, e a Melhoramentos agora soltará 120 mil. Os títulos têm Mônica e Cebolinha na mesma versão em mangá da Turma da Mônica Jovem.

BIOGRAFIA 1
Revelações de Johnny Cash

A Leya lança no fim do ano a tradução de Cash: The Autobiography, memórias do músico Johnny Cash. Retratado nos últimos anos no filme Johnny e June e na HQ Johnny Cash: Uma Biografia, o músico escreve na capa da edição americana de 2003: “Se minha vida tem algo a dizer, vou dizer isso aqui.”

BIOGRAFIA 2
A volta do Kafka de Crumb

O grupo Ediouro aproveitará a vinda de Robert Crumb para a Flip e colocará nas livrarias a biografia Kafka de Crumb, com cartuns do americano e texto de David Z. Mairowitz. O livro saiu pela extinta Relume Dumará em 2006, pouco depois de a Ediouro adquirir a editora. A nova edição sai em julho pela Desiderata, que também pertence ao grupo.

Anúncios

2 Respostas

  1. mui bonitinha

  2. Nem te conto do fotógrafo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: