E a coluna da semana


[publicada no Sabático de 14/8, no Estadão]

Raquel Cozer –  raquel.cozer@grupoestado.com.br – O Estado de S.Paulo

MERCADO
Leya completa um ano com bons números em vendas

Em setembro, a portuguesa Leya celebra um ano no mercado nacional com números nada desprezíveis – foram 500 mil livros vendidos. Seu maior hit, Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, obra de estreia de Leandro Narloch, saiu sem estardalhaço em novembro e acaba de passar as 90 mil cópias comercializadas. Há 32 semanas nas listas de best-sellers, deve chegar a 100 mil antes de um ano nas livrarias. A editora prepara agora edição ampliada, com dois novos capítulos, a serem baixados de graça na rede por quem já tem o título. Em segundo lugar está O Efeito Sombra, de Depak Chopra (50 mil cópias), e em terceiro, O Morro dos Ventos Uivantes, de Emile Bronte (40 mil; capa abaixo, à esq.). O súbito sucesso do clássico se explica pela citação a ele em livro da série Crepúsculo (Intrínseca; capa abaixo, à dir.) e pelo fato de a Leya tê-lo lançado com capa similar às dos títulos sobre vampiros. A próxima aposta é em Brasil, Uma História, de Eduardo Bueno.

.

.
PESQUISA
Pode confiar, é Millôr

Millôr Fernandes é o autor no qual os brasileiros mais confiam, segundo a pesquisa anual Marcas da Confiança, parceria da Seleções do Reader”s Digest com o Ibope Inteligência. Ele foi eleito por 73% de 1.500 pessoas que preencheram questionário na internet. Dez nomes eram sugeridos aos votantes. Em 2009, venceu Drauzio Varella.

EUA E RIO
Mais Lionel em 2011

So Much For That, de Lionel Shriver, sai em 2011 pela Intrínseca. Elogiado pelo humor e pela delicadeza com que aborda a vida de uma paciente de câncer, a obra narra a realidade do atendimento médico nos EUA, onde foi lançada em março, quando Obama assinou a reforma no sistema de saúde.

*

Após participar da Flip, Shriver ficou no Rio até quinta. Não quis visitar Pão de Açúcar nem Corcovado. Preferiu ir à Feira de São Cristóvão e às favelas Pavão Pavãozinho e Chapéu Mangueira. Diz ter interesse na questão da migração para grandes cidades.

VENDAS
Best-sellers em Paraty

Ao contrário de 2009, quando títulos de convidados da Flip logo se esgotaram no estande da Livraria da Vila em Paraty, neste ano as editoras enviaram bons estoques para o evento. A campeã em vendas foi Isabel Allende, com 400 cópias de A Ilha Sob o Mar. Em segundo, ficou Azar Nafisi, com 350 exemplares de Lendo Lolita em Teerã.

INFANTIL
John Boyne para menores

Noah Barleywater Runs Away, livro em que John Boyne volta à literatura infantil após O Menino do Pijama Listrado (2006) e que sai só em setembro no exterior, foi comprado pela Companhia das Letras. Boyne estará na Bienal do Livro amanhã e depois. Na segunda, ainda dá autógrafos na Saraiva do shopping Pátio Higienópolis.

MÚSICA
Sob controle dos Stones

Escrito por Bill German, fã que editava um fanzine sobre os Stones e conviveu de perto com eles de 1985 a 1989, Under Their Thumb foi comprado pela Nova Fronteira. O subtítulo explica: “Como um bom garoto do Brooklyn se misturou com os Rolling Stones (e viveu para contar a história).”

REVISTA
Discurso em nova casa

Criada em 1970 como instrumento de resistência à ditadura, a revista Discurso, da Filosofia da USP, passará a sair pela Barcarolla, em parceria com a Discurso Editorial. E será agora semestral, em vez de anual. O número 39, que chega em setembro, terá ensaio de Jean Galard, ex-diretor do Louvre, e poemas de Ruy Fausto, entre outros textos.

BÍBLIA
Mergulho na fé

A Sociedade Bíblica do Brasil acaba de lançar o Novo Testamento à Prova d”Água, cujas páginas, impermeáveis, permitem que a “Palavra de Deus seja lida em qualquer lugar – na praia, à beira da piscina, na chuva e até durante a prática de mergulho”. O curioso é que ao mesmo tempo sai pela SBB nova edição da Bíblia do Surfista, cujo papel não resiste a uma entrada no mar.

Anúncios

Uma resposta

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Raquel Cozer, Daniel Benevides. Daniel Benevides said: RT @raqcozer: Notas da coluna Babel do Sabático de 14/8, aqui http://migre.me/15aeH #abibliotecaderaquel […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: