A coluna da semana


[Publicado no Sabático de 4/12]

BABEL

Raquel Cozer – raquel.cozer@grupoestado.com.br – O Estado de S.Paulo

QUADRINHOS
Tempo Perdido em versão abreviada

Em fevereiro, ficará mais fácil para quem nunca leu Em Busca do Tempo Perdido fingir que enfrentou as mais de 2 mil páginas dos sete tomos da obra de Marcel Proust: a Zahar lançará Um Amor de Swann – Parte 2, quinto volume da HQ que adapta o clássico. A série foi iniciada na França em 1998 por Stephane Heuet, que acredita ser capaz de terminar todos os volumes apenas em 2020. Ao ser lançada, a primeira HQ suscitou espanto (o Le Figaro estampou: “Proust assassinado!”) e elogios (do Le Monde e do Libération, entre outros). Por aqui, os primeiros títulos saíram entre 2003 e 2007. As cinco primeiras HQs têm juntas 284 páginas.

HUMOR
Manual do stand up

Segredos de um gênero cada vez mais disseminado no País, o stand up, virão à tona com a tradução de Comedy Writing Secrets, que sai pela Gryphus em 2o11. Publicada em 1987 e ampliada em 2005, a obra de Mel Helitzer e Mark A. Shatz inclui tiradas de mais de 100 nomes, de Woody Allen a Tina Fey, de Jerry Seinfeld a Chris Rock. E pode virar um perigo em alguma ambiciosa mão perto de você: inclui exercícios para aspirantes a comediantes treinarem talentos.

CORRESPONDÊNCIA
Entre Hermínio e Drummond

Cartas trocadas de 1964 a 1987 entre o poeta e letrista Hermínio Bello de Carvalho e Carlos Drummond de Andrade darão corpo a Áporo Itabirano: Epistolografia à Beira do Acaso, que a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo publica no próximo semestre. O letrista destaca a “paciência” do veterano com o então “jovem sonhador” que ele era. “Ele me revelou o valor da palavra. Até hoje, aos 75, procuro ter com os jovens a mesma atenção que recebi de Drummond.”

ARTES PLÁSTICAS
Romagnolo em livro


A obra do artista plástico Sergio Romagnolo, destaque da Geração 80, que recebeu a maior retrospectiva de sua carreira no ano passado, no Instituto Tomie Ohtake, será reunida em livro. Sai no final de fevereiro pela WMF Martins Fontes. Além de dezenas de imagens, de criações como Bateria com Pantufa (2003, foto), o volume incluirá textos de Agnaldo Farias, Oswaldo Corrêa da Costa e do próprio artista.

PRÊMIO
Duas vezes Vila-Matas

Dublinesca, de Enrique Vila-Matas, venceu nesta semana o prêmio Jean Carrière, que abrange a produção de autores mediterrâneos. O romance, um elogio a James Joyce, saiu na Espanha em março e tinha previsão de chegar pela Cosac Naify em setembro, mas a tradução ficou para maio de 2011.

*

No dia 17, o catalão recebe ainda o Prêmio Leteo, concedido na Espanha pelo conjunto da obra a figuras literárias importantes no cenário internacional, já tendo agraciado nomes como Martin Amis e Paul Auster.

DANTE
Tradução resgatada

A Ateliê Editorial põe nas livrarias em fevereiro a tradução de A Divina Comédia feita e anotada pelo italiano João Ziller, publicada originalmente em pequena tiragem em 1945, em Minas Gerais. O projeto gráfico será baseado no códice idealizado por Sandro Botticelli, numa ilustração impressa em sequência ao longo das páginas.

TRANSMÍDIA
Sangue na internet

A Aleph inicia em janeiro, em parceria com a Delicatessen Filmes, uma série de curta-metragens on-line baseada na saga Alma e Sangue, da maranhense Nazarethe Fonseca. Serão três episódios, com quatro minutos cada um – o teaser entra no ar hoje no site www.almaesangue.combr. Nazarethe começou a série de livros em 2001. O terceiro, Pacto dos Vampiros, saiu mês passado.

Anúncios

Uma resposta

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Raquel Cozer, Cultura Estadão and Antonio Marcos, thiago candido. thiago candido said: RT @raqcozer: Agora você pode dizer que terminou Em Busca do Tempo Perdido: última HQ sai em 2011. E + na Babel http://migre.me/2VVUV #a … […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: