A coluna da semana


[publicado no Sabático de 18/12]

Incluí ao pé da nota uma seleção incrível de fotos do chamado Mad Day Out dos Beatles, a série mencionada no texto de abertura. Dá pra ver outras vasculhando no Google Images.

***

BABEL

Raquel Cozer – raquel.cozer@grupoestado.com.br – O Estado de S.Paulo

MÚSICA
Livro com fotos inéditas registra um dia na vida dos Beatles em 1968

Um dia, em 1968, o fotógrafo de guerra Don McCullin recebeu uma ligação que parecia trote. Era Paul McCartney, perguntando se aceitaria passar um dia com os Beatles, que estavam cansados do olhar viciado dos fotógrafos do meio artístico. “Eles devolveriam negativos e eu manteria os direitos autorais”, descreve McCullin no recente A Day In The Life of the Beatles, que em maio sairá pela Cosac Naify. Uma das imagens divulgadas virou capa da Life, mas a maioria permaneceu inédita. Em cerca de 80 fotos, os Fab Four aparecem rindo, dançando e fazendo palhaçadas em Londres. Feitas em 29 de julho, quatro meses antes do White Album, não dão sinal de um grupo que ameaçava acabar.

REPORTAGEM
Desastres aéreos

O carioca Ivan Sant”Anna acaba de entregar à Objetiva os originais de Perda Total, minuciosa reportagem sobre três desastres aéreos das últimas décadas: a queda do Fokker 100 da TAM, em 1996; a colisão entre o Boeing da Gol e o Legacy, em 2006; e o acidente do Airbus da TAM em Congonhas, em 2007. O título está previsto para junho.

*

Piloto amador, o romancista foi bastante consultado pela imprensa por ocasião dos dois últimos acidentes, já que, em 2001, lançara com sucesso Caixa Preta, sobre outras três histórias trágicas de voos no País.

HISTORIOGRAFIA
Clássicos e inéditos

Recém-lançado pela PUC-RS, Considerações Sobre as Causas da Grandeza dos Romanos e Sua Decadência, de Montesquieu, é só o primeiro de 12 clássicos da historiografia moderna nunca antes traduzidos e que integrarão a nova coleção Monumenta. Entre outros, estão Ensaios Sobre os Costumes, de Voltaire, História das Mulheres na Revolução, de Michelet, e História de Roma, de Theodor Mommsen, Nobel de Literatura de 1902.

CINEMA
Anos vermelhos

Los Anos Rojos de Luis Buñuel, biografia da juventude do cineasta, sairá no fim de 2011 pela Tinta Negra. Muito comentada na Espanha, a obra de Román Gubern e P. Hammond confirma que, ao contrário do que dizia, Buñuel filiou-se ao Partido Comunista Espanhol em 1931, chegando a se pôr a serviço do violento stalinismo soviético.

INTERNET
Depois do Facebook, o blog

Duas semanas após transferir todo o conteúdo de seu site para o Facebook (quem entra nele é redirecionado a http://www.facebook.com/EditoraIntrinseca), a Intrínseca estreia blog, com notas e reportagens, na página http://www.intrinseca.com.br/site. A casa afirma que ainda assim o Facebook será o maior canal junto ao leitor. No caso da Companhia das Letras e da Cosac Naify, que também têm blog, é ele que cumpre esse papel, e não o site.

TELEVISÃO
O livro que inspirou Mad Men

A Record lança em março uma obra que inspirou Mad Men, sucesso de 2007 atualmente na quarta temporada na TV. De 1971, o livro ficou esquecido até nos EUA, embora o autor, Jerry Della Femina, tenha sido consultor do programa. Lá, o guia sobre a vida na Madison Avenue dos anos 60, chamado From Those Wonderful Folks Who Gave You Pearl Harbor, só foi reeditado agora em julho. No Brasil, sairá com nome da série.

DEFINIÇÕES
Agir e Nova Fronteira em 2011

Em 2011, os selos do Grupo Ediouro estarão enfim com formatos definidos. A Agir será uma “porta de entrada”, com ficção comercial, juvenis, livros de gastronomia e negócios – uma aposta será o segundo romance de Ana Maria Braga, em maio. A Nova Fronteira fica com a alta literatura, com destaque, em março, para o novo livro de Rubem Fonseca, que deixa de sair pela Agir.

***

Anúncios

Uma resposta

  1. Incrível essa foto onde os três “velam” um John Lenon “morto”. Que coisa, heim???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: