Livros que designers amam


Como o bom design, bons livros podem tornar sua vida melhor. E designers são uma grande fonte de boas recomendações de livros.

Estas são as frases explicativas no texto de abertura do Designers & Books, que entrou no ar hoje, com 50 designers convidados (incluídos aí arquitetos, estilistas, designers gráficos, designers de produtos etc., quase todos americanos) e uma seleção de 678 títulos apontados por eles.

Os criadores da página pediram a esses profissionais listas de obras que ajudaram a formar seus valores, sua visão de mundo e suas ideias sobre design. A cada semana novos designers e títulos serão acrescentados. Leitores podem comentar e criar listas de leituras a partir das indicações.

Como infelizmente não sou nada expert no assunto, preciso dizer que a seção que mais me chamou a atenção foi a de livros de ficção, que tem como o mais votado Ulisses, de James Joyce (com seis indicações, embora eu tenha o péssimo hábito de desconfiar de quase todo mundo que diz ter lido esse livro inteiro). Acho que senti falta só de breves explicações de cada participante para os títulos escolhidos.

Anyway, fica aí a dica pra quem gosta.

.

Anúncios

12 Respostas

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Rodolfo Viana and Raquel Cozer, Luana Penedo. Luana Penedo said: RT @raqcozer: Livros que designers amam http://migre.me/3Nidj #abibliotecaderaquel […]

  2. Boa dica Raquel!!!

    Agora, Ulisses não dá. Tudo mentiroso. Só falta falar que tem que ler Paideia de Werner Jaeger. kkkk

    bj
    samuca

  3. Olá, Raquel, tudo bom?

    Gosto dos enfoques do seu blog. Há alguns dias visitei este seu espaço, fiz perguntas e não tive respostas. Vou teimar em lhe visitar, fazendo mais perguntas.
    Livros de não ficção são os meus preferidos, embora não despreze Jorge Amado, Fernando Sabino, Augusto Cury (autoajuda), William Young, Eduardo Spohr e outros.
    E você, qual é a sua linha literária preferida, seus autores prediletos? Como é que
    você encara a literatura atual no confronto com a multimídia?
    Agradeço a sua atenção.

    Um abraço.

    • Oi, João, tudo joia? Que esquisito, não tinha recebido seu comentário, não. Tanto que tive de aprovar seu e-mail desta vez, e só preciso aprovar na primeira vez que as pessoas comentam! Mas difícil responder, viu? Gosto de tanta coisa… Sobre a multimídia, ainda está todo mundo tateando para entender o que rende. Por enquanto, é um fenômeno forte mais na literatura juvenil. Mas tem um detalhe nessa história que acho uma graça que são os trailers de livro. Não altera em nada a leitura em si, mas costumam ser muito bem-feitos. Beijo, Raquel

  4. Oi Raq!

    Posso dizer por experiência própria que Ulisses provoca um fascínio nos arquitetos – designers e etc pela estética de suas paginas…pela maneira como foi “construído”. Sempre que vejo o livro sinto vontade de ler calmamente cada linha…já li a primeira pagina algumas vezes.

    Beijo

    • Oi, Helio! Pois é, as razões para um designer gostar dá pra entender, sim. Queria só saber se, como você, eles conhecem a primeira página, se conhecem algo mais ou se só acham um livro bonito. rsrs.

  5. Todos

  6. Oi, Raquel.

    Obrigado pela resposta ao meu comentário de ontem (01/02). Fiquei feliz pelas
    respostas e sua atenção. Você é ótima, tem qualidades excepcionais. Por isso mesmo é que você está no Estadão, o meu jornal preferido há longos anos.
    Dsejo-lhe êxitos no seu blog e, no geral, em todos os trabalhos profisionais.

    Grande abraço.

    João Rocha

  7. Esse pessoal deveria tem mais bom gosto. Ulisses em primeiro lugar? Ora, as edições desse livro nunca tiveram capas divertidas.

  8. A lista é muito rica , da pra pensar bem.

  9. Oi Raquel.

    A escolha dos livros é sempre muito pessoal, mas Ulisses é algo que muitos dizem ler apenas pelo status, eu sou um dos poucos que não tem vergonha de dizer que li até o 3° capítulo e não entendi nada.

    Mas enfim, existem clássicos que são pra ser lidos e outros não.

    Beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: