A coluna da semana


[Publicado no Sabático de 5/2]

.

***

.

BABEL

Raquel Cozer

EXPORTAÇÃO

Editores estudam mercados de Angola e Moçambique

Mercados ainda pouco conhecidos dos editores brasileiros, Angola e Moçambique serão este ano objeto de missões comerciais empreendidas pelo Brazilian Publishers, que busca ampliar a venda de livros nacionais no exterior. O projeto, fruto de convênio entre Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), programou viagem para Angola de 25 a 29/4 e para Moçambique de 19 a 23/9, com presença de editores associados. Embora não estejam entre os oito territórios prioritários para ações do projeto – Alemanha, Argentina, Chile, Coreia do Sul, EUA, França, Japão e México –, os dois países africanos foram detectados como mercados para prospecção em ranqueamento realizado em 2009. A meta é entender demandas: a pesquisa prévia revelou, por exemplo, que casas locais só editoram material didático redigido pelo governo em vez de criarem conteúdos. “Dizem que Angola precisa de livros, mas será verdade? É o que vamos investigar”, diz Dolores Manzano, gerente do projeto.

QUADRINHOS-1
A turma sem fim da Mônica

Um dos maiores sucessos da Panini, a HQ  MSP 50 Artistas (2009), na qual 50 cartunistas criam histórias curtas com a turma de Mauricio de Sousa, não para de dar filhotes. Além da sequência  MSP + 50 (2010) e de ter sido selecionado para uso em escolas públicas este ano, o álbum inspirou coleção de graphic novels, a ser iniciada em 2012.

*

A Mauricio de Sousa Produções já pediu a um artista (cujo nome ainda não é revelado) o primeiro livro. A meta é lançar quatro títulos por ano, com tramas de 64 a 72 páginas cada um. Está definido que um dos primeiros terá história com Astronauta ou Piteco – ou com os dois, numa viagem no tempo. Cada quadrinista assinará sozinho um livro, mas o acompanhamento de roteiro, segundo Sidney Gurman, da MSP, será muito mais intenso do que nas histórias curtas.

*

Antes disso, na Bienal do Rio, em setembro, sai nos moldes das HQs anteriores o livro MSP Novos 50, que terá entre as tramas uma protagonizada por ninguém menos que Xaveco, o eterno coadjuvante – ideia de Pablo Carranza. O sucesso por aqui estimulou também a Panini a distribuir os dois primeiros livros da série em Portugal, o que deve acontecer em breve.

.

Turma da Mônica por Rafael Grampá, no MSP + 50

.

Turma da Mônica por Tiago Hoisel, na HQ MSP + 50

.

QUADRINHOS-2
Palestina reeditada

Esgotados há seis meses, os dois livros  Palestina, de Joe Sacco, ganharão reedição em volume único, com capa dura e mais de 20 páginas extras, incluindo textos e fotos da pesquisa feita pelo jornalista e quadrinista maltês. A Conrad pretende lançar a tempo da Flip, da qual Sacco participa, em julho.

CINEMA
Entre o livro e a tela

Os livros A Guerra dos Bastardos e Entre Rinhas de Cachorros e Porcos Abatidos, de Ana Paula Maia, estão sendo adaptados juntos para o cinema. A autora, por sua vez, escreve com Guilherme Weber o roteiro de Santa Maria do Circo, baseado na obra do mexicano David Toscana. Weber dirigirá o longa.

*

Em março, a escritora carioca volta às livrarias com o romance Carvão Animal.

ACADEMIA
Uma aula de Crepúsculo

Os vampiros emo de Stephanie Meyer chegaram à academia. O curso de introdução à ficção da Universidade do Estado de Ohio incluiu Crepúsculo, junto com Frankenstein e Drácula, no programa de estudos. A meta é analisar textos que usam a “sedução” com o intuito de “criar experiências de leitura particulares”.

INTERNET-1
Surpresa eletrônica

O minguado catálogo de e-books em português na Amazon guarda surpresas entre as traduções de clássicos. Obras de Dostoiévski aparecem com “Paulo Besera” como tradutor, a US$ 6,99 cada uma. Quem arrisca a sorte, na esperança de que seja erro de digitação do site americano, e compra O Idiota recebe no Kindle a versão de José Geraldo Vieira (1897-1977), feita em 1952 do francês, e não do russo.

*

Os livros são “editados” por uma tal Legatus, que vende várias outras traduções na Amazon e não tem endereço para contato na rede. “Vou me informar e vou processá-los”, diz Paulo Bezerra, que verte pela 34 as obras completas de Dostoiévski – está a sete páginas de terminar O Duplo, previsto para junho, e depois se dedicará a O Adolescente.

INTERNET-2
Leituras Sabáticas

No terceiro vídeo da série de leituras on-line do Sabático, que já teve Lygia Fagundes Telles e Milton Hatoum, a escritora gaúcha Manoela Sawitski lê trecho de seu romance Suíte Dama da Noite. No endereço  estadao.com.br/e/s2.

Anúncios

6 Respostas

  1. Querida. O que você acha da atual mercantilização da literatura? Livros medíocres como esse tal de crepúsculo,harry potter não são feitos e amplamente divulgados para alienar ainda mais os jovens? Que tipo de senso crítico um livro desses desperta nas pessoas?

    • Oi, Paulo, me tire uma dúvida: você leu algum desses livros que chama de medíocres ou está apenas fazendo um julgamento sem conhecimento de causa? Nunca li Crepúsculo, mas eu não chamaria Harry Potter de medíocre, principalmente porque ele levou toda uma nova geração a se apaixonar pela leitura. Bjs, Raquel

  2. […] minha coluna publicada no sábado, duas […]

  3. Raquel, senti falta na coluna de uma nota sobre o resultado do Prêmio Casa de las Américas. Estarão os prêmios literários tão desmoralizados, assim?

  4. Oi, Carla! Isso é porque eu só dou notas exclusivas na coluna Babel (ou seja, notas que você não lerá em nenhum outro site ou jornal), que é publicada no Sabático e eu reproduzo aqui. Mas comentei sobre o Casa de Las Americas no meu Twitter, onde também sempre comento temas literários, entre outras coisas: http://twitter.com/raqcozer . Beijo, Raquel

  5. […] semana que vida de editor não é simples. Responsável pela Legatus, citada na última Babel (aqui, na nota Surpresa Eletrônica) por vender na Amazon e-books em português com dados incorretos, ele informou à coluna que não […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: