Clarice. Ninguém lê?


Esses dias comentei no Twitter que feeds de notícias são um problema: quanto mais endereços você segue no seu Google Reader, mais você quer seguir e menos você consegue ler.

Desisti de zerar as notícias que entram no meu Google Reader depois que caí no vício de assinar Tumblr, esses blogs quase só de imagem que poderiam não acrescentar nada à vida de uma pessoa se não fossem irresistíveis. Dois bons exemplos são o Tô Gato?, uma compilação de pensamentos de “gigantes da literatura antes de sair pra balada” (com fotos acompanhadas de textos inspirados nas orelhas de seus livros) e o Morri e Não Li, uma seleção de “1001 livros para morrer antes de ler”.

Faz algumas semanas descobri o Writers No One Reads, achei divertido e assinei os feeds para ver que bicho saía desse mato. Entre os escritores que ninguém lê, apareceram ao longo dos dias nomes como Joseph von Eichendorff, Clemens Brentano e Michel de Ghelderode.

Não tendo lido nenhum deles, não tive ressalvas.

Qual não foi minha surpresa quando, minutos atrás, entrou no tumblr norte-americano o mais recente escritor que ninguém lê:

.

.

Pode isso, Arnaldo?

Anúncios

21 Respostas

  1. Um, quem e’ esse “ninguém/nobody”. We all read The Hour of the Star (despite the translation) e todos lemos A hora da estrela. Os grupos não somos enormes, MAS
    no one/ninguem means zero. E poucos da’ mais de zero.

  2. Pois é minha cara Raquel. Enquanto o brasileiro vive bajulando os americanos, eles não dão a mínima para a nossa cultura e literatura. Aliás, o próprio brasileiro desconhece as suas mais genuínas manifestações culturais.

  3. […] This post was mentioned on Twitter by memoriaviva, Maurício Angelo, Raquel Cozer, Maria Clara Santana, cid cancer and others. cid cancer said: RT @memoriaviva: Clarice. Ninguém lê? « A biblioteca de Raquel http://t.co/Yv9lJhJ (via @raqcozer) […]

  4. Até onde eu sei, a Clarice é uma das escritoras mais conhecidas e lidas pelos brasileiros…
    Quer dizer, sem generalizar, pelas pessoas que eu conheço que leem.
    Acho eu que o problema é que a leitura, em si, está menos frequente.
    Eu, particularmente, amo Clarice…
    É, triste…

  5. Ah vá. Pra começar ela era ucraniana e sempre foi tratada como uma estrangeira por nós mesmos.
    Toda a depressão dela vinha disso.
    Ela não era brasileira. Ela queria ser. Coitada.

  6. Pior é que ninguém lê mesmo. Basta ver o Twitter, tem um perfil chamado @FrasesdeClarice cujo autor adora inventar frases piegas e de quinta categoria e atribui a autoria à Lispector.

    E pior disso tudo, milhares de seguidores acompanham essa baboseira, retuitam essa baboseira como se fosse a própria Lispector estivesse tuitando.

    A total falta de desconhecimento da obra de “A paixão segundo GH” é percepitível na maneira que como as pessoas “engolem” os textículos melimetricamente criados para caber nos limitantes 140 caracteres do microblog.

    Quem já leu ao menos uns dois ou três livros de Lispector sabe muito bem que o estilo pasteurizado do FrasedeClarice é pura balela. MAs as pessoas que realmente leram alguma coisa da autora são minoria.

    Na internet é fácil dizer que leu e parecer cult, é fácil escrever uma frase de para-choque de caminhão e atribuir a um grande autor, difícil mesmo é tirar dinheiro do bolso e fazer jus ao legado desses autores.

    Espero muito que as pessoas parem de se exibir fingindo que gostam de Lispector e outros grandes nomes e passem a gostar e ler de verdade.

    Nossos autores merecem mais respeito.

  7. Um adendo, as pessoas dizem que leem, mas daí a ler há uma grande distância. Vide o exemplo que citei do microblog onde pessoas idolatram Lispector, mas não se dão ao trabalho de pescar citações verdadeiras da autora e se apegam a uma pseudo-intelectualidade seguindo um perfil de “frases de Clarice”, enquanto desprezam os livros da autora ao espaço das estantes das livrarias.

  8. As palavras do Orlando são bastante sensatas e definem um pensamento que tive. Se leitura é acompanhar um narrativa do começo ao fim, acredito que poucas pessoas, de fato, fizeram a leitura de Clarice, assim como outro diversos autores.

    Utilizar twitter, citações com fotos como um parametro para definir leitores é querer focalizar uma imprecisão. Há exemplos desse tipo por todo mundo. Dizem que na Espanha conhece-se muito o Cervante, o personagem Quixote, então, nem se fala. Mas que poucos, de fato, sentaram e fizeram a leitura dos dois tomos.

    Sobre o comentário do Paulo, há muito o que se considerar em relação ao fato de que se lê pouco de nossa literatura no exterior. A lingua portuguesa em si é um entrave para isso. Em compensação um dos grandes estudiosos da Clarice é estrangeiro, com biografia sobre a autora lançada ano passado no país, inclusive.

  9. Eu leio, Clarice!
    E adoro comprar livros. Não generalizem! Basta visitar as grandes livrarias e pesquisar as vendas de livros pela internet e veremos quantas pessoas gostam de ler!
    Realmente, se compararmos com outros países, ficaremos para trás… Mas não podemos deixar de citar que o Brasil nunca investiu em Educação e Cultura como deveria, que o salário do brasileiro (R$ 545,00) mal dá para as necessidades básicas e que o preço do livro é alto.
    Antes de criticar, precisamos procurar saber porque as pessoas não lêem.

  10. quaquá, o site é bem divertido, maior gozação.

  11. pô, o cara é fã dos bee gees! é um gozador, sem dúvida.

  12. deve ser porque é muuuito melhor em português!

  13. Que pena! Quem sabe assim alguém se motive a contrariar as estatísticas e leia Clarice.

  14. Esse site aí que elege “os que ninguem lê”, deve ser parceiro da FIFA; ela também elege somente os craques que jogam por lá.Clarice até que é bem lida por aqui. Será que os americanos conhecem o Cony? E essa profusão de novos – e bons – autores que surgem todos os meses nas resenhas e que a gente não consegue ler todos? Convenhamos, é livro pra caramba! E, por mais que a gente leia – estamos em Fevereiro e já li 9 – sempre tem um infeliz que leu um “indispensável” que a gente não leu.
    Ontem terminei o Fédon, de Platão. Já leram?

  15. Nossa que nome conceituado tem este site, que aliás nunca ouvi falar, pra dizer que Clarice nao é lida?
    Um absurdo um site que ninguém ver, e nem conhece servindo como referência da leitura ou não de nossa grande Clarice Lispector, quanto a questão se ela era Uraniana, ela sempre declarou que chegou nova por aqui, e era brasileira, isto basta.
    Aqui era sua casa.
    Eternamente Clarice!! sua vida continua em suas obras…

  16. Muito grata por ter adicionado novos tumblrs-vício à minha never-ending lista de sites a adicionar no Reader. O que é esse tumblr Tô gato? Melhor.site.da.minha.vida. Sem mais.
    E bom, não sei o quanto as pessoas leem Clarice. No Brasil, em se considerando pessoas que leem literatura, imagino (mas só imagino, vai saber, né!) que ela seja bem lida. Mas como esse Tumblr é “gringo”…

  17. Ah, uma resposta que serve para alguns dos comentários acima, como o do Pedro: é importante considerar, como citaram alguns, que é um site norte-americana. Clarice é muito menos lida por lá do que por aqui, é claro! Beijo, Raquel

  18. se não leram, não perderam nada.

  19. Pode ser que por lá a Clarice não seja lida, mas se tratando de Brasil, quem não conhece a autora certamente nunca frequentou nem o ensino médio, pois estudei na Bahia e por lá é uma das leituras obrigatória para alunos do ensino médio, atualmente sou professor de história em São Paulo e todos os alunos á partir do ensino fundamental recebe um kit, entre os autores está a Clarice.
    grande abraço
    Gildo Santos

  20. […] Cla­rice. Nin­guém lê? em A Bibli­o­teca de Raquel. […]

  21. […] Só de bronca, eu vou citá-las aqui, já que um blog gringo sem explicar o critério enfiou a Clarice na lista dos autores famosos que ninguém lê. Isso eu soube pela Raq (A Biblioteca de Raquel). […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: