Por que livros velhos cheiram bem


Nenhum conhecimento literário me preparou para interpretar a estrutura acima, mas soube agora que ela diz muito sobre mim e, provavelmente, sobre você, se você é frequentador desta e de outras bibliotecas.

Essa coisa aí é a lignina, substância que dá rigidez e impermeabilidade às células vegetais. Trata-se de um polímero formado por unidades que têm estreita relação com a vanilina – o principal composto da baunilha.

Quando transformado em papel e estocado por longos períodos, esse polímero se quebra e… passa a cheirar bem. O que explica por que não há rinite capaz de impedir alguém de ser feliz num sebo.

Seria tal artifício “uma forma subliminar que a providência divina encontrou para atiçar nossa fome por conhecimento”? É esse o chute (de brincadeirinha, é claro) do cientista Luca Turin e da especialista em perfumes Tania Sanchez, que explicam todo o mecanismo com muito mais classe no livro Perfumes: The A-Z Guide, publicado lá fora faz uns anos.

E eu nem sabia que gostava assim de baunilha.

(Vi lá no Trabalho Sujo.)

Anúncios

9 Respostas

  1. Agora eu entendo… adoro Sebo, adoro cheiro e sentir as páginas de um livro velho… 🙂
    Fora a história por trás do livro…

    Adorei!

  2. […] mais: Por que livros velhos cheiram bem « A biblioteca de Raquel Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag biblioteca:, cheiram, livros-, […]

  3. Baunilha? Sempre me pareceu que livros velhos tivessem cheiro de traças e ácaros, hehe…

    • Haha! Isso só se os livros são largados ao Deus dará, né? Um livro minimamente bem cuidado sempre terá aquele cheirinho bom… Antes eu chamaria isso de romantismo, agora chamo de baunilha =P

  4. […] de rinite. Tampouco o cheiro que só os livros velhos tem, uma paixão compartilhada por muitos (e agora com explicação científica para a coisa). Fora que tenho um carinho especial – e estranho, vá lá – por colecionar […]

  5. Caramba, tá aí uma coisa que nunca tinha reparado!! As duas coisas que mais amo reunidas: livros e perfumes…nunca pensei que uma pudesse estar tão relacionada à outra! Adorei!!!

  6. Ai, que bom saber que meus dois amores estão intrinsecamente ligados, livros e perfumes…rsrsrsrs. Se lançarem a fragrância de livro velho juro que compro! Adorei…

  7. O perfume essencial! Gostei disso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: