A coluna Babel de 14/5


[Publicada no Sabático]

BABEL

Raquel Cozer – raquel.cozer@grupoestado.com.br

EVENTO
Filba, a Flip portenha, celebra o Brasil com seis nomes

Os escritores Adriana Lisboa, João Gilberto Noll, Joca Reiners Terron, Santiago Nazarian e Vilma Areas, além do músico Moreno Veloso, estão confirmados para o 3.º Festival Internacional de Literatura em Buenos Aires (Filba), que homenageará o Brasil, de 10 a 18 de setembro. Após celebrar o chileno Roberto Bolaño, em 2008, e a literatura uruguaia, em 2010, o Filba volta-se à produção brasileira, com dezenas de palestras e leituras gratuitas previstas. “A intenção é dialogar sobre relações, influências e vozes das literaturas argentina e brasileira. Notamos esse laço se fortalecendo e queremos fazer parte”, diz Pablo Braun, diretor da Fundación Filba e do festival, que em anos anteriores teve Arnaldo Antunes e Milton Hatoum entre os convidados. A nova edição contará com 25 estrangeiros, incluindo o sul-africano J. M. Coetzee e o holandês Cees Nooteboom, e cerca de 50 argentinos, com a meta de atrair 15 mil pessoas.

.
INFANTIL-1
Resgate de Catullo


O Lenhador, poema do primeiro livro de Catullo da Paixão Cearense (1866-1946), indisponível desde os anos 50, sai pela Peirópolis em junho, ilustrado por Manu Maltez (imagem). Trata-se do único poema de Catullo para crianças, escrito em linguagem sertaneja. A organização ficou a cargo de Francisco Marques, o Chico dos Bonecos, e a apresentação é de Manoel de Barros.

*

Autor de Luar do Sertão e um dos músicos mais famosos do Brasil à sua época, Catullo tinha mais de 50 anos quando passou a publicar poesia. Sua obra inteira está fora de catálogo há mais de três décadas por “desinteresse” das editoras, diz Chico dos Bonecos. “Mário de Andrade o chamava de “o maior criador de imagens da poesia brasileira”, mas a maioria nem sabe que ele existiu.”

INFANTIL-2
Autoajuda para crianças

A Thomas Nelson americana prepara para novembro versão infantil de O Céu É de Verdade, de Todd Burpo e Lynn Vicent. A obra adulta lidera há 17 semanas a lista de não ficção do New York Times, com 2 milhões de cópias vendidas, e trata de um garoto que diz ter subido ao céu e visto familiares mortos durante uma cirurgia. O original adulto já saiu pela Thomas Nelson brasileira, que também lançará a edição infantil.

*

O burburinho em torno do livro deve só aumentar. Esta semana, a Sony anunciou a compra dos direitos para cinema. Um dos produtores, Joe Roth, que também produziu Alice no País das Maravilhas, disse que a história o fez lembrar de O Sexto Sentido.

TEATRO
Pirandello inédito

Três peças de Luigi Pirandello (1867-1936) inéditas em livro no Brasil saem a partir do mês que vem pelo selo Tordesilhas. Assim É (Se lhe Parece), com tradução de Sérgio N. Melo, é a primeira, seguida de Esta Noite se Improvisa e O Homem com Uma Flor na Boca.

PALESTRA
Método para americano ver

A estreia em romance de Marcelo Ferroni, editor da Alfaguara, rende bons frutos. O autor embarca dia 24 para palestra na Universidade da Califórnia (Ucla) sobre Método Prático da Guerrilha (Companhia das Letras). O livro ainda está em avaliação por editoras americanas, mas já foi comprado pela Alfaguara espanhola, pela portuguesa Dom Quixote e pela italiana Mondadori.

CINEMA
Meditações de Lynch

Cineastas brasileiros estão sendo convidados pela Gryphus a enviarem perguntas para David Lynch, para entrevista a ser incluída em nova edição de Em Águas Profundas, prevista para setembro. O livro de 2008, sobre cinema, meditação e criatividade, vendeu mais de 15 mil cópias por aqui e terá agora texto inédito sobre tecnologia digital.

*

Diretores que quiserem se inspirar em produções recentes de Lynch antes de elaborar as questões podem espiar o vídeo que ele pôs na web dias atrás para divulgar sua marca de café, David Lynch Signature Cup, no qual bate papo com a cabeça de uma Barbie.  Está disponível em bit.ly/dalynch (e abaixo)

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/yRqR64qezOY" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

FANTÁSTICO-1
Bruxas na Bienal

Professora de história, detentora de prêmios como Fullbright e Guggenheim e autora de estudo sobre a Londres elizabetana e a revolução científica, Deborah Harkness foi encontrar o sucesso na literatura fantástica. Best-seller com A Descoberta das Bruxas, recém-lançado pela Rocco (com 30 mil cópias), ela confirmou presença na Bienal do Livro Rio, em setembro.

FANTÁSTICO-2
Entre brasileiros e portugueses

O rentável segmento do terror e da literatura fantástica, aliás, estimulou a Leya Portugal/Gailivro a lançar a série Mitos Urbanos, na qual autores brasileiros e portugueses revisitarão velhas histórias. Espíritos de Gelo, do brasileiro Raphael Draccon, e Senhora Vingança, do português Fernando Ribeiro, chegam neste mês às livrarias portuguesas.

Anúncios

Uma resposta

  1. […] Na Biblioteca de Raquel: Os escritores Adriana Lisboa, João Gilberto Noll, Joca Reiners Terron, Santiago Nazarian e Vilma Areas, além do músico Moreno Veloso, estão confirmados para o 3.º Festival Internacional de Literatura em Buenos Aires (Filba), que homenageará o Brasil, de 10 a 18 de setembro. A nova edição contará com 25 estrangeiros, incluindo o sul-africano J. M. Coetzee e o holandês Cees Nooteboom, e cerca de 50 argentinos, com a meta de atrair 15 mil pessoas. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: