As livrarias preferidas dos leitores


O Guardian fez um especial bem bacana uns dias atrás para celebrar a Semana dos Livreiros Independentes (nem sabia que isso existia), com imagens de lojas de todo o mundo a partir de fotos enviadas por leitores, que escolheram as suas favoritas.

Vamos tentar fazer algo assim por aqui? Quem tiver alguma foto bacana de livraria nacional manda para o raquel.cozer@grupoestado.com.br ?

Daí faço um post só com imagens de lojas pequenas brazucas. E sebos. E megastores também, vai. Ainda não decidi, mas edito conforme (e se) chegarem as fotos. Publico as fotografias com crédito do autor e a história dele com a livraria.

Que eu já postei tanta galeria aqui de fotos gringas (tipo essas, de bares-bibliotecas, e essa seleção do Lonely Planet), mas nunca tentei reunir nada das nacionais.

(Essa galeria do Guardian chegou pelo Twitter da L&PM.)

Anúncios

17 Respostas

  1. As minhas, todas no Rio:

    Leonardo da Vinci, é óbvio. Não achei uma foto decente na web, vou ver se tiro uma depois.

    Berinjela, pra comprar alguma coisa de fato depois de sonhar acordado na Da Vinci. Nunca saio de mãos vazias.

    Beta de Aquarius, com seus gatos Ísis e Osíris (nunca sei quem é qual).

    Folha Seca

    • Tira foto sim, Marcos! Dou com crédito e sua historinha com a livraria. Porque, né, a gente (falo de mim, rs) vive tuitando e linkando galerias de livrarias gringas e nunca produz nosso próprio material! =)

  2. Compro a maioria dos meus livros no Submarino (várias promoções), mas nada se compara a ir na Livraria Cultura, escolher a obra, folhear, sentir a textura da capa…
    Vou tentar fotografar alguma neste final de semana!
    Jose Luis

  3. Querida Raquel, a Ateliê tem um livro que conta a histórias de algumas livrarias Brasileiras. Eu tenho algumas fotos de diversas livrarias Brasileiras, gostaria de te enviar mas, nãos ei como. Enfim, parabéns em melhorar a auto estima de livreiros queridos deste nosso Brasil continente.

  4. hehehehehe…
    Sem problemas! Todos me chamam de Zé Luis.

  5. Martins Fontes da galeria da Paulista X Brigadeiro (Manuel da Nóbrega, na verdade), dois andares de livros do chão até o teto. http://www.tiagocastro.com.br/img_in/DSC05393.JPG

    Mas a mais legal de São Paulo ficava numa galeria escondida no centro da cidade. Bagunçada, apertada, com cheiro de poeira e um senhor grisalho no balcão bisbilhotando por sobre os óculos, como uma boa livraria tem que ser. Não sei nome e nem qual é a galeria. Há 10 anos, ddo a conheci, ela já era uma sobrevivente. Não deve existir mais.

    • Gui, favor mandar foto própria (cof) =P

    • Pela descrição, não deve ser esta… Mas me lembrou da Triângulo, também no centro. Acho que não existe mais…

      Passava pela Triângulo quando frequentava a Livraria Francesa na Barão (que ainda existe) para fuçar suas edições de BD do Moebius, Caza, Pratt…

      Sei também de uma lá em Santo Amaro, perto de onde era o Clube Banespa. Um senhor estrangeiro comprava livros por quilo. Dentro da casa, um labirinto apertado e cheio de tralhas. Tinha “pontes” de prateleiras entre os corredores de estantes. Ótimo pra quem sofre de rinite.

    • Essa do centro, Gui, acho que é a Flanarte, fica numa galeria e é uma das melhores!

  6. Livraria bonita é a Galeria do Livro no Espaço Unibanco de Salvador.

    • Paaaaula, vou dizer o que disse a todos: me manda uma foto! Por enquanto, tenho tipo (20) promessas e (1) fotos enviadas! rs. Bora pôr Salvador nessa seleção – fui aí no ano passado pela primeira vez, mas não conheci essa =(

  7. Sem duvida, a Livraria da Vila, tanto da Lorena quanto do. SHOPPING Cidade Jardim!
    Abraço

  8. Que pena, o Brasileiro continua a nao apreciar o que teem. Estranjeiros tem um fervour pelas vossas ruas, espacos, estorias, tudo deles e sempre o melhor.
    Quando e que o Brasil ha de perceber, proteger e valorizar todas as coisas e os aspectos de cultura o qual forman esta imensidao de pais. O Brasil e apenas jovem de Independencia porem possue tudo o que existe no exterior e mais.
    O que nao temos e o sofrimento e as experiencias historicas da Europe dos ultimos milenios, porem somos felizes, vivemos soltos no paraiso o qual nao sabemos apreciar so valorisamos as propriedades dos visinhos. Ate quando? Talves, ate o dia em que resolverem ler o que esta dentro das livrarias. L I V R O S. Good luck everybody.

  9. Com certeza a livraia mais bonita é essa aqui:

    http://www.kukalivre.com.br/

    Abraço!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: