Uma livraria "fora do comum"


“Essa livraria de design impecável em São Paulo parece ser feita basicamente de livros. As portas dianteiras são estantes funcionais e as paredes são revestidas do piso ao teto com livros para onde quer que se olhe – inclusive, hm, em buracos no teto para espaço extra. Embora esta seja uma das livrarias conceitualmente menos bizarras desta lista, achamos que a estética do design forma-segue-função-segue-forma é bem instigante. Ademais, é preciso admirar uma livraria que coloca um livro em cada espaço possível e ainda consegue parecer um lugar iluminado e limpo.”

Ok, enquanto ainda estou devendo aquele post com as fotos de livrarias nacionais, o Flavorwire, que adora listas, tratou de colocar uma loja brasileira, a paulistana Livraria da Vila – Unidade Lorena, numa seleção de dez casas não convencionais mundo afora.

Quem deu a dica foi Rodrigo Levino, natural born Caçambito.

Update em 20/7: A leitora Ana Paula reclamou, com razão, que não dei o crédito do projeto da Livraria da Vila. É do conhecido arquiteto paulistano Isay Weinfeld.

 

15 Respostas

  1. Que vergonha! Nunca fui em uma Livraria da Vila…

  2. Interessante a matéria, que mostra o paraíso do tédio, burgueses tentando ser intelectuais, um mercadinho chique de livros. Se o objetivo da moça & do caicoense era a informação, faltou o endereço do antro.

    • Ei, Capa, deixa os burgueses lerem em paz! rs. Nunca entrei nessa unidade, mas acho a da Fradique bem bacana, embora o preço do suco de laranja me assuste (R$ 6,90, se não me engano). E vou pôr um link lá em cima, já que sentes falta do endereço do “antro” 😉 Beijo, Raquel

  3. acho a Vila da Lorena bem bonita. Mas a do Shopping Cidade Jardim é minha preferida. Maior (cabe mais livro!) e com características bem parecidas com a da Lorena, só que mais arejada. E as poltronas são uma delícia pra passar a tarde lendo…

    • Juliana, Zé Luiz: sabe que só conheço a da Vila… da Vila, mesmo? Digo, Fradique. Da Lorena passei na porta, mas pouco passo por aquela região. Da Cidade Jardim acho que eu só ouvi falar tipo uma vez, mas vi as fotos no site quando fui fazer este post, pra checar se era mesmo a da Lorena de que tratava o Flavorwire (eles não especificam). Aliás, ninguém me mandou fotos de nenhuma Livraria da Vila, acho, pro meu post de livrarias… Beijo, Raq

    • Raquel, realmente os cafés que a Livraria da Vila tem são bem salgadinhos. Principalmente o Santo Grão (Fradique e Shopping Cidade Jardim). Mas a do Shopping vale a visita. A de Moema tb, onde era a Livraria Sobrado. Um charme. Vou ver se consigo tirar fotos de lá e te mandar…

  4. simbologia curiosa essa dos livros ficarem fora do alcance das pessoas…

  5. Prezada Rachel,
    O link para o seu post na página de Cultura do estadão.com.br diz:
    “Estante não convencional: Livraria da Vila é citada em lista internacional de arquitetura”
    Abre-se a matéria e não há referência a tal lista, nem ao menos menção ao autor do projeto. É notável o descaso geral do nosso jornalismo com o tema. O referido “design impecável” é fruto do trabalho profissional de um arquiteto, que deveria ser creditado. Já imaginou se seu blog fosse elogiado na imprensa sem a informação de que foi escrito por você? Aposto que todos achariam estranho. Que tal fazer uma pesquisa sobre o assunto e contar aos leitores? Isso é mínimo o que se espera de um bom “jornalismo”. Afinal, é só dar uns cliques na internet…

    • Oi, Ana. Ixe, vou ter que pedir para corrigirem essa chamada no site: não é uma lista internacional de arquitetura, é um site conhecido por listas informais e que citou a da Vila numa seleção de livrarias não convencionais, como está dito no post. Se você der um clique no link indicado, vai chegar até a lista e ver que o mote da seleção não é arquitetura. De todo modo, você tem razão em pedir o crédito do projeto, até porque o arquiteto, Isay Weinfeld, é conhecidíssimo! Vou incluir. Bjs, Raquel

    • Obrigada, Rachel.

  6. Toda livraria bem montada impressiona-me. Mas essas DA VILA me encantaram. Sou de Maringá (PR), mas ainda visitá-las. Obrigado pela bela dica. abs

Deixe um comentário

